Regar apenas quando o sensor de umidade estiver ligado

Página inicial Fóruns Geralmente Regar apenas quando o sensor de umidade estiver ligado

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)
  • autor
    Artigos
    Dirk Hildebrand
    Participante

Olá,

Comprei um OSPi, um medidor de umidade e um sensor de chuva. Gostaria de criar um programa para meu telhado verde que deveria funcionar da seguinte forma:

Quando o sensor de umidade abre (relata que está seco), a zona “telhado da garagem” deve ser iniciada por x unidades de tempo.
    Se estiver chovendo e a irrigação da garagem estiver funcionando, a irrigação deverá parar. Se a chuva não bastasse e o sensor indicar que está seco novamente, a irrigação deverá recomeçar.

Isso é viável ou estou vendo isso como muito complexo?

Administrador
    Administrador

Isso significa simplesmente: não regue se o sensor de umidade indicar molhado ou se o sensor de chuva indicar chuva

Basta inserir um atraso no sensor de umidade, caso contrário ele liga assim que você regar (>tempo de rega). Com o sensor de chuva tudo fica em 0,0

É portanto possível

Dirk Hildebrand
    Participante

Sim, resumido com precisão, mas como incorporo isso em um programa? E se o sensor de umidade disser “úmido”, a rega também deve parar se você não colocar o sensor bem próximo à mangueira gotejadora, certo?

Dirk Hildebrand
    Participante

E outra pergunta. Ontem conectei meu OSPi no meu Raspberry 3b+. Uma fonte de alimentação cartola com saída de 24 VCA foi conectada à placa OSPi e meu Pi também foi ligado. Isso é normal? Achei que precisava fornecer energia extra ao PI. Além disso, nenhuma lâmpada do conversor AD estava acesa. E sim, tenho 100% de certeza de que é uma fonte de alimentação com CA no lado secundário: https://www.amazon.de/gp/product/B00F4QFH4O/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o01_s00?ie=UTF8&psc=1

O que mais eu poderia ter feito de errado?

Dirk Hildebrand
    Participante

Hoje conectei válvulas, elas ligam bem, mas não há atividade visível no conversor A2D. Não está claro para mim como devo virar esses mini potinhos

Administrador
    Administrador

Você gira os potes pequenos com uma pequena chave de fenda Phillips.

Se estiver úmido, mas o LED estiver apagado, gire para a direita até que o LED acenda.

Se estiver seco mas o LED estiver aceso, gire para a esquerda até que o LED apague.

O A2D é alimentado pelo OSpi, a atribuição dos pinos é (da esquerda para a direita): GND, SN1, SN2, VIN (+5V)

Na verdade, você deve instalar o sensor de umidade do solo onde a umidade é importante. Definitivamente, isso pode estar sob a mangueira de gotejamento. A única coisa importante é o tempo de atraso, para que não desligue logo na primeira queda.

O OSPi fornece energia ao Raspberry Pi por meio da fonte de alimentação de 24 VCA. Somente com a versão antiga 1.43 e o RPi 3 ou 4 a fonte de alimentação era muito baixa, desde a versão 1.5. Mas isso não é mais um problema. Aqui você também teve que conectar a fonte de alimentação RPi.

Aliás, não funciona ao contrário, então apenas a fonte de alimentação RPi não pode alimentar o OSPi e as válvulas solenóides!

Dirk Hildebrand
    Participante

Olá,

Os potenciômetros não giram nem mesmo com a menor chave de fenda Phillips (CRV 1.0). Será que esses potes estão com defeito?

Dirk Hildebrand
    Participante

Ok, funcionou com um slot, mas um pote não tem stop. O LED acende quando eu desconecto a linha de 5V, às vezes o LED pisca mesmo quando eu conecto o 5V novamente. Se eu remover o GND, o LED acende e posso usar o potenciômetro para configurar o LED para apagar. Mas ainda não vejo nenhuma umidade exibida. O sensor de umidade ou o conversor AD estão com defeito?

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)
  • Tem de iniciar sessão para responder sobre este tema.