Regar apenas quando o sensor de umidade estiver ligado
Página inicial › Fóruns › Geralmente › Regar apenas quando o sensor de umidade estiver ligado
- Este tópico contém 7 respostas, 2 usuários e foi atualizado pela última vez Já se passaram 4 anos e 11 meses por
Dirk Hildebrand.
-
autorArtigos
-
30 de junho de 2021 às 8h44 #24568
Dirk Hildebrand
ParticipanteOlá,
Comprei um OSPi, um medidor de umidade e um sensor de chuva. Gostaria de criar um programa para meu telhado verde que deveria funcionar da seguinte forma:
Quando o sensor de umidade abre (relata que está seco), a zona “telhado da garagem” deve ser iniciada por x unidades de tempo.
Se estiver chovendo e a irrigação da garagem estiver funcionando, a irrigação deverá parar. Se a chuva não bastasse e o sensor indicar que está seco novamente, a irrigação deverá recomeçar.Isso é viável ou estou vendo isso como muito complexo?
30 de junho de 2021 às 9h08 #24569Administrador
AdministradorIsso significa simplesmente: não regue se o sensor de umidade indicar molhado ou se o sensor de chuva indicar chuva
Basta inserir um atraso no sensor de umidade, caso contrário ele liga assim que você regar (>tempo de rega). Com o sensor de chuva tudo fica em 0,0
É portanto possível
1º de julho de 2021 às 15h11 #24586Dirk Hildebrand
ParticipanteSim, resumido com precisão, mas como incorporo isso em um programa? E se o sensor de umidade disser “úmido”, a rega também deve parar se você não colocar o sensor bem próximo à mangueira gotejadora, certo?
2 de julho de 2021 às 8h56 #24589Dirk Hildebrand
ParticipanteE outra pergunta. Ontem conectei meu OSPi no meu Raspberry 3b+. Uma fonte de alimentação cartola com saída de 24 VCA foi conectada à placa OSPi e meu Pi também foi ligado. Isso é normal? Achei que precisava fornecer energia extra ao PI. Além disso, nenhuma lâmpada do conversor AD estava acesa. E sim, tenho 100% de certeza de que é uma fonte de alimentação com CA no lado secundário: https://www.amazon.de/gp/product/B00F4QFH4O/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o01_s00?ie=UTF8&psc=1
O que mais eu poderia ter feito de errado?
3 de julho de 2021 às 9h12 #24596Dirk Hildebrand
ParticipanteHoje conectei válvulas, elas ligam bem, mas não há atividade visível no conversor A2D. Não está claro para mim como devo virar esses mini potinhos
14 de julho de 2021 às 12h07 #24645Administrador
AdministradorVocê gira os potes pequenos com uma pequena chave de fenda Phillips.
Se estiver úmido, mas o LED estiver apagado, gire para a direita até que o LED acenda.
Se estiver seco mas o LED estiver aceso, gire para a esquerda até que o LED apague.
O A2D é alimentado pelo OSpi, a atribuição dos pinos é (da esquerda para a direita): GND, SN1, SN2, VIN (+5V)
Na verdade, você deve instalar o sensor de umidade do solo onde a umidade é importante. Definitivamente, isso pode estar sob a mangueira de gotejamento. A única coisa importante é o tempo de atraso, para que não desligue logo na primeira queda.
O OSPi fornece energia ao Raspberry Pi por meio da fonte de alimentação de 24 VCA. Somente com a versão antiga 1.43 e o RPi 3 ou 4 a fonte de alimentação era muito baixa, desde a versão 1.5. Mas isso não é mais um problema. Aqui você também teve que conectar a fonte de alimentação RPi.
Aliás, não funciona ao contrário, então apenas a fonte de alimentação RPi não pode alimentar o OSPi e as válvulas solenóides!
16 de julho de 2021 às 16h14 #24657Dirk Hildebrand
ParticipanteOlá,
Os potenciômetros não giram nem mesmo com a menor chave de fenda Phillips (CRV 1.0). Será que esses potes estão com defeito?
16 de julho de 2021 às 16h48 #24659Dirk Hildebrand
ParticipanteOk, funcionou com um slot, mas um pote não tem stop. O LED acende quando eu desconecto a linha de 5V, às vezes o LED pisca mesmo quando eu conecto o 5V novamente. Se eu remover o GND, o LED acende e posso usar o potenciômetro para configurar o LED para apagar. Mas ainda não vejo nenhuma umidade exibida. O sensor de umidade ou o conversor AD estão com defeito?
-
autorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder sobre este tema.