Dúvidas sobre as portas do OSPi 1.5 (COM, +5V, GND, SN1/2)

Página inicial Fóruns Geralmente Dúvidas sobre as portas do OSPi 1.5 (COM, +5V, GND, SN1/2)

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)
  • autor
    Artigos
    rouxinol
    Participante

Olá,

Comprei um Raspberry Pi 4 e o OpenSprinkler (OSPi 1.5). Agora deve haver 2 x 4 válvulas solenóides da Rainbird, ou seja, 8 peças no total, mas divididas em duas caixas de válvulas diferentes.

Algumas perguntas

* Existem duas portas COM no OSPi. Todos os 8 devem/podem ser conectados à mesma porta COM ou seria melhor ter 4 em um e 4 no outro - ou isso simplesmente não importa?

* Tenha o adaptador AC médio 2A. Você pode usá-lo para alimentar o Raspberry PI, que na verdade desenha 2A sozinho ou o tem como adaptador. Em caso afirmativo, como você conecta a fonte de alimentação do Raspi ao OSPi? Vi que existe uma porta “+5V” no OSPi – de alguma forma conectada à alimentação mini-USB do Raspi?

* Para que servem as portas GND e SN1/2? Você deve conectar o GND (terra?) à caixa de metal, onde já existe o aterramento da conexão CA?

Atenciosamente,

Jens

Administrador
    Administrador

Olá,

então:

1. 2x COM: Ambos estão conectados e servem apenas para simplificar a fiação. Se você tiver mais de 20 válvulas solenóides, deverá distribuí-las pelas duas portas COM para reduzir a carga atual nos contatos. Caso contrário, você pode fazer isso, mas não é necessário.

2. Adaptador 2A 24VAC: Sim, também fornece energia ao Raspberri PI. Desde a versão 1.5 isso pode ser de até 10W (5V x 2A). Isto deve ser suficiente para a maioria das aplicações. Porém, se você conectar grandes consumidores, como discos rígidos, à porta USB, isso dificilmente será suficiente e você também deverá conectar o adaptador Raspberry PI.

3. Apenas não conecte o GND à caixa! As duas entradas de sinal são comutadas via GND+SN1 ou GND e SN2. Portanto, um sinal é acionado quando o GND está presente em SN1 ou SN2. VIN ou +5V destina-se à conexão de sensores externos que requerem energia, como nosso sensor de umidade do solo.

Também recomendamos dar uma olhada no manual do firmware OpenSprinkler, que você pode encontrar na área de downloads. Todas as conexões são explicadas aqui (são as mesmas do OpenSprinkler 3.2)

rouxinol
    Participante

Obrigado.

Eu nem tinha visto os manuais. Li várias vezes o FAQ e “Como funciona” (será que não estão vinculados a essas páginas?!). De qualquer forma, vou dar uma olhada nisso imediatamente.

rouxinol
    Participante

No arquivo https://OpenSprinklerShop.de/wp-content/uploads/2020/04/os-manual_2.1.9-DE.pdf?v=3a52f3c22ed6 Há uma referência a um vídeo do YouTube com um botão de link na página 5. No entanto, ele não está vinculado. Você pode me enviar o link? (ou atualize o documento). Quando eu mesmo procuro o assunto no YouTube, encontro todo tipo de coisa e não sei qual é o certo.

rouxinol
    Participante

Olá,

@Admin, gostaria de perguntar novamente onde posso encontrar este vídeo? Como eu disse, o link (ainda) não está correto nas instruções do PDF.

Atenciosamente,

Jens

Administrador
    Administrador

Ah, aparentemente o conversor de PDF excluiu o link.

Aqui está ele: https://www.youtube.com/watch?v=M0nWP22GOE4

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)
  • Tem de iniciar sessão para responder sobre este tema.