Irrigação de jardim OpenSprinkler dependente do clima com estação meteorológica Netatmo
Página inicial › Fóruns › Introduzido › Irrigação de jardim OpenSprinkler dependente do clima com estação meteorológica Netatmo
Marcadores: Netatmo, OpenSprinkler, WeeWx, Zimmermann
- Este tópico contém 10 respostas, 4 usuários e a última atualização ha 1 ano e 11 meses por
Administrador.
-
autorArtigos
-
5 de junho de 2021 às 15h23 #24366
Anônimo
InativoPara irrigar o jardim da minha casa com terraço, instalei um computador de irrigação OpenSprinkler para controlar o sistema de irrigação Gardena com base no clima.
O OpenSprinkler é instalado na garagem e abastece três zonas de irrigação equipadas com válvulas Gardena 24V AC. Está integrado na minha rede WiFi através do seu adaptador WiFi integrado e é alimentado pela fonte de alimentação associada. As válvulas são instaladas em um quintal de caixa de válvula de 2 vias Gardena e em um quintal de caixa de válvula de 1 via. O gramado atrás da casa é regado com um aspersor quadrado pop-up e um aspersor pop-up de turbina. Diferentes bicos de irrigação por gotejamento são usados para regar as plantas nos canteiros em frente à casa e os vasos de flores no terraço atrás da casa.

Uso o OpenSprinkler 3.1-DC desde a primavera de 2019. Já tinha dois anos de experiência com um OpenSprinkler OSBee, mas não queria perder as vantagens da irrigação baseada no clima.
As três zonas de irrigação são definidas no programa de firmware OpenSprinkler como “Gramado de quintal”, “Flores de quintal” e “Flores de quintal”.
Na minha opinião, a rega do jardim dependente do clima só faz sentido se houver acesso a dados meteorológicos locais confiáveis. A quantidade de precipitação em particular pode variar muito de um lugar para outro. Por esse motivo, integrei minha estação meteorológica Netatmo existente ao sistema de controle.
Eu uso o método Zimmerman como método específico do clima para o OpenSprinkler. Defina o valor base de umidade para 65%, todos os outros valores base foram mantidos. Penso que isto corresponde muito bem ao nível médio de humidade durante o período de jardinagem da Europa Central e tive boas experiências com isso.
Na versão atual V2.0.4 do OpenSprinkler Weather Service, os dados meteorológicos das últimas 24 horas são usados para calcular o valor de irrigação “% Nível de Água” ao selecionar o método Zimmerman e selecionar Estação Meteorológica Local ou Meteorologia Subterrânea. No entanto, isto é uma vantagem em relação ao método clássico de Zimmerman, uma vez que dados mais atuais de temperatura, humidade e precipitação são incluídos no cálculo do valor de irrigação.
Nos últimos anos, os provedores de serviços meteorológicos e serviços em nuvem introduziram cada vez mais sistemas de pagamento e a equipe do OpenSprinkler realizou uma série de atualizações nesse sentido.
Para me tornar um pouco mais independente disso, instalei o OpenSprinkler Weather Service junto com o software meteorológico de código aberto WeeWx em um Raspberry Pi. WeeWx estabelece a conexão com a estação meteorológica Netatmo e também permite uma exibição gráfica dos dados meteorológicos. Também recompilei o firmware OpenSprinkler 2.1.9(7) e redefini a pesquisa periódica do Serviço Meteorológico de 6 horas para uma hora. Na minha opinião, esta é a única forma de obter dados atuais de irrigação nas primeiras horas da manhã. Devido à instalação local do Raspberry Pi do Weather Service, não há custos adicionais para a equipe do OpenSprinkler devido ao aumento da frequência de pesquisa.
Para evitar a irrigação quando chove, também foi instalado um sensor de chuva Kenko M152 e conectado à entrada S1 do sensor OpenSprinkler. O serviço de nuvem IFTTT não pode mais ser utilizado para avisos de chuva, pois o tempo de resposta garantido na versão não paga pode ser de até 1 hora.
Eu só uso o IFTTT para registrar a quantidade total de chuva do dia anterior determinada pelo Weather Underground e pelas atividades do OpenSprinkler no Google Calendar.Nos últimos anos, o relvado, as flores e os arbustos têm sido regados de dois em dois dias, às 7h00. Este ano o abastecimento de água aos vasos de plantas do terraço deve ser melhorado, pois obviamente necessitam de ser abastecidos com água com mais frequência do que a cada dois dias nos dias quentes.
O gramado agora é regado a cada dois dias, logo após o nascer do sol. Flores e arbustos são regados diariamente às 18h. É definido um valor base de 100% de 30 minutos para o gramado e um valor base de 100% de 15 minutos para flores e arbustos. Mas ainda estou otimizando aqui e possivelmente aumentarei a irrigação do gramado para três dias com um valor base de 100% de 45 minutos.
Para mim também é importante verificar o funcionamento do sistema de irrigação durante as viagens. Além de controlar o OpenSprinkler com o aplicativo OpenSprinkler, no caso de um erro grave, uma reinicialização do OpenSprinkler também é possível através de uma tomada controlada por rádio que pode ser controlada remotamente usando o Fritz!Box.
12 de junho de 2021 às 0:04 #24402Administrador
AdministradorBem, isso é o que chamo de uma ótima descrição.
Também integrei minha estação meteorológica, mas ainda estou conectado ao OpenSprinkler via Weatherunderground.
19 de junho de 2021 às 13h02 #24456Anônimo
InativoOlá Franzstein,
Também tenho exatamente esse projeto em mente. Você pode me fornecer mais links ou fontes para que eu possa usar as informações meteorológicas e de chuva do netatmo no OSPI. Provavelmente eu também teria que recompilar a versão atual do OpenSprinkler for PI, mas ainda não sei como fazer isso. Portanto fico muito grato por qualquer informação.
20 de junho de 2021 às 23h05 #24473Administrador
AdministradorOlá hg, Na verdade, tudo está descrito no fórum OpenSprinkler em inglês, nas instruções associadas e nos artigos da base de conhecimento e no repositório OpenSprinkler GitHub. É um pouco tedioso coletar tudo, mas infelizmente não há uma descrição completa em um só lugar. A maneira mais fácil seria registrar a estação Netatmo no Weather Underground, atualizar o firmware do OpenSprinkler e depois acessar os dados meteorológicos do Weather Underground. Aqui estão alguns links interessantes sobre o assunto: https://OpenSprinkler.com/forums/topic/error-building-firmware-from-source/ https://openthings.freshdesk.com/support/home https://github.com/OpenSprinkler Infelizmente, estarei de férias pelas próximas três semanas, mas ficarei feliz em ajudar, se possível, depois. Saudações Franz (falecido)
21 de junho de 2021 às 11h21 #24480Anônimo
InativoMuito obrigado pela informação, Francisco. Vou tentar isso. Por enquanto usarei apenas o netatmo como fonte de dados de chuva e temperatura via Weather Underground. Quero integrar a situação do meu jardim com mais precisão; Posso mudar os dados meteorológicos de DarkSky para WUnderground em “Opções” e “Avançado”. O WeeWx ainda é necessário? Vou deixar o firmware como está (2.1.9(4)) por enquanto. Se eu também precisar de uma atualização de hora em hora, talvez seja necessário fazê-lo novamente. Mas acho que depende do método específico do clima escolhido. Eu tenho que tentar isso. O que você está usando aí (Zimmerman, ETo)?
21. Junho 2021 às 21:58 #24489Anônimo
Inativo<p style=”text-align: left;”>Nur ganz kurz. WeeWx wird nicht benötigt. Weather Underground kann direkt in OpenSprinkler als Wetterdienst ausgewählt werden. Ich benutze die Zimmerman Methode. ETo kann mit Weather Underground nicht benutzt werden.</p>
21. Junho 2021 às 22:46 #24491Anônimo
InativoDerzeit kann ich zwar eine Konto bei Weather underground eröffnen, aber das Hinzufügen einer Wetterstation produziert einen Fehler. Ohne eine Wetterstation kann ich aber keinen API Code beantragen. Ich versuche es weiter.
5. Julho 2022 às 11:25 #25930Anônimo
InativoHallo, funktionieren bei Euch die Netatmo Daten noch zur Bewässerungssteuerung? Ich kann meinen Netatmo nicht bei WU anmelden. Ich bin aber auf einen Beitrag gestoßen, wonach Netatmo die Zusammenarbeit mit WU beendet hat und daher meine eigenen Regenmessungen und Daten des Netatmo nicht mehr zu nutzen sind.
Welche Möglichkeit gibt es denn noch die loakle Regenmenge aus dem eigenen Garten für die Berechnung der Bewässerungsmenge zu nutzen? Der Wetterbericht ist in einer Großstadt zu ungenau. Irgendwo regnet es zwar immer, aber nicht unweigerlich in meinem Garten.
5. Julho 2022 às 16:51 #25940Anônimo
InativoWie oben beschrieben habe ich den OpenSprinkler Weather Service zusammen mit der Open Source Weather Software WeeWx auf einem Raspberry Pi installiert. Allerdings gibt es auch die Möglichkeit die Netatmo Daten an den Weather Service “MeteoWare Plus” weiterzuleiten. Über diesen Weg können sie dann von Meteoware Plus an Weather Underground weitergeleitet werden. Das sollte immer noch funktionieren. Einfach mal ausprobieren!
18 de novembro de 2022 às 12h08 #26351Michael Betz
ParticipanteOlá,
É agora certo que a netatmo encerrou a parceria com Wu?
Porque você ainda pode registrar dispositivos netatmo no site WU.Anexos:
Você deve estar logado para visualizar arquivos anexados.5 de julho de 2024 às 0h05 #32446Administrador
AdministradorO Netatmo está funcionando novamente, mas é necessário algum trabalho manual:
https://github.com/OpenSprinkler/OpenSprinkler-Weather/blob/master/docs/netatmo.md
-
autorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder sobre este tema.